Jornada de compra: O que é e como vender mais com essa ferramenta? - Loja na Web

Para quem é empreendedor digital e tem um e-commerce é fundamental aprender sobre marketing digital e alguns conceitos que envolvem o seu negócio, o processo de compra e o comportamento do seu consumidor. Algumas ferramentas, que se aplicada corretamente, podem te ajudar a impulsionar o seu negócio. Como é o caso da jornada de compra, mas afinal, você sabe o que é e como vender mais com essa ferramenta? Continue lendo este artigo que iremos esclarecer suas dúvidas.

O que é jornada de compra?

A jornada de compra é o percurso que o consumidor faz até tomar a decisão de comprar algum produto ou solução. Também conhecida, em inglês, como Buyer’s Journey, é composta por 4 etapas essenciais:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Segundo estatísticas, quase 70% da decisão de compra de um cliente já está completa antes que ele entre em contato com um vendedor. Isso significa que você pode aproveitar essa situação e entregar conteúdo relevante no momento em que ele está procurando por informações.

Para analisar de forma correta a jornada de compra é fundamental definir a persona, ou seja, a representação do cliente ideal do seu negócio. Você pode desenvolver a sua persona por meio de pesquisas de mercado e entrevistas com clientes do seu empreendimento.

Quais são as etapas da jornada de compra?

Conforme falado previamente, as etapas da jornada de compra são:

Aprendizado e descoberta

Nesta etapa, o consumidor ainda não percebeu que tem uma necessidade que precisa ser sanada. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção.

Reconhecimento do problema

Aqui, o consumidor já se aprofundou um pouco mais sobre o tema que lhe chamou a atenção, reconhecendo que tem uma necessidade. O objetivo nesta etapa é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções. Por isso, é fundamental que você comece a apresentar soluções para a dor do consumidor, sem falar diretamente sobre o seu produto. 

No caso da loja online de alimentos fitness, podem ser compartilhadas dicas de hábitos saudáveis para implementar na rotina.

Isso vai ajudar o consumidor a identificar que precisa incluir uma alimentação balanceada em seu estilo de vida, incentivando-o a buscar soluções para essa necessidade.

Consideração da solução

Aqui o consumidor já identificou algumas soluções e começa a avaliá-las. Nesta etapa da jornada de compra, é preciso que ele identifique o seu produto como uma solução para ele.

É fundamental criar um senso de urgência para que ele avance no processo, sem deixar para resolver seu problema depois.

Decisão de compra

Por fim, após analisar todas as soluções presentes no mercado, o consumidor toma sua decisão de compra. Aqui você deverá mostrar que o seu produto é a solução que ele precisa, mostrando o diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa.

Quais são os benefícios desses conceitos?

Os benefícios desses conceitos da jornada de compra são:

  • Elevação da satisfação dos consumidores
  • Aumento do engajamento
  • Indicação de boca em boca
  • Fortalecimento da reputação do seu negócio

Como vimos, a jornada de compra visa a elaboração de estratégias que ganhem a atenção e ofereçam a melhor experiência ao consumidor. Gostou do conteúdo sobre o que é jornada de compra e como vender mais com essa ferramenta? Nós da Loja na Web vamos além de solução tecnológica, queremos contribuir para que sua experiência no e-commerce seja a melhor possível.